domingo, 8 de setembro de 2013

.
A IMPORTÂNCIA DA BIOMASSA (3)!

-) Portugal tem uma densidade populacional relativamente baixa, pelo menos comparada com Países como a Holanda, que ainda por cima é, em termos de extensão/área, muito mais pequena do que nós.
O nosso País tem condições incomparavelmente melhores do que eles, tanto a nível de clima como de disponibilidade de terrenos agrícolas/florestais, para as culturas energéticas e a biomassa.
Então como é possível que eles já utilizem a biomassa em centrais de ultima geração e nós ainda não?
SANTA NOSSA SENHORA! SOMOS MESMO UM PAÍS DE ATADINHOS!
MAS DEPOIS TEMOS SEMPRE OS POLITICOS À MÃO DE SEMEAR PARA PODER DESCARREGAR A NOSSA INÉPCIA E FALTA DE VISÃO!
E MESMO ASSIM, AINDA FOI O INDECISO E ATADINHO DO GUTERRES A FAZER AVANÇAR UMA DAS MAIS UTEIS OBRAS PUBLICAS DO ULTIMO SÉCULO! ALQUEVA!
ESTE, PARA ATADINHO, NÃO ESTÁ NADA MAL!

-) É de REALÇAR que as culturas energéticas têm um cunho muito local, ou seja, não é lá muito viável transportar biomassa simples a grandes distâncias. Por ex, na exportação de biomassa, as culturas energéticas têm que passar a pellets de maneira a haver maior concentração de energia para tornar viável o transporte a longas distâncias.
E dentro de alguns anos haverão cada vez mais países do terceiro mundo a exportar pellets para os países desenvolvidos como a Holanda.
Mas para transformar a biomassa ( culturas energéticas ) em pellets precisam-se de Unidades de Transformação ( equipamentos específicos ) que custam dinheiro ( Investimento Inicial ), isto além dos custos operacionais dessas unidades, e depois dos custos do transporte …
O ideal é ter as Centrais a Biomassa ( CHP-Trigeração ) perto das culturas energéticas!
E no Alqueva pode-se fazer isso!
ASSIM APAREÇA ALGUM DESATADINHO COM UM MINIMO DE VISÃO!
E DE DINHEIRO!

http://www.bioenergywiki.net/Hydrothermal_gasification

-) Conforme se pode verificar no site do link anterior, a Gaseificação Hidrotermal seria uma excelente opção para uma Central a Biomassa no Alqueva. A melhor cultura energética seria ( caso se adapte bem na região do Alqueva! ) o Giant Kin Grass, a melhor logística seria a silagem da planta a alimentar directamente o Gaseificador.
Obviamente que se podiam e deviam estudar outras abordagens mas, à primeira vista, esta parece-me a melhor!

http://www.hortidaily.com/article/3431/Dutch-gerbera-grower-opts-for-gasifier-CHP

-) Com uma “planta/usina” de 750 KW, espera-se um período de retorno de 6 anos, com uma Grande Usina de por ex 50 MW, devido à sua maior eficiência energética, será de esperar um Payback Period menor, isto partindo do principio que o preço da biomassa seria o mesmo para ambos os casos.
Mas nós temos melhores condições climatéricas e muitos mais terrenos agrícolas disponíveis, e no caso do Alqueva com uma ENORME reserva de água, portanto é perfeitamente legítimo supor que podemos produzir biomassa mais barata do que os Holandeses..
Então, com tantos génios portugas que por aí pululam, génios da bola ( aqueles que são muito melhores do que os Mouros, aqueles que fazem as melhores super equipas do Mundo com meia dúzia de tostões, aqueles que são mestres da táctica e das finanças ), génios da politica, etc, etc, etc …
Do que estão à espera ATADINHOS do crl?
Não querem ficar na história de Portugal como os primeiros a ter um Projecto Verde de grandes dimensões e bastante rentável por si só ( sem tarifas de electricidade bonificadas! )?
ENTÃO EMPRESTEM-ME O DINHEIRO!

-) O modelo de negócio está bem definido: por um lado vendia-se energia eléctrica à rede, por outro lado aproveitava-se o calor resultante ( do processo da produção de electricidade ) para climatizar estufas. Nas estufas de alto rendimento voltamos a estar em vantagem em relação aos Holandeses, porque o nosso clima é mais ameno, mesmo no Alqueva, e muito mais propicio à produção da maior parte dos hortofrutícolas, portanto necessitamos de menor energia para uma correcta climatização das estufas de modo a obter produções de excelência.
Além disso, o Alentejo ainda tem maior numero de horas de sol por ano do que a Holanda, e a luminosidade é essencial às plantas por causa da fotossíntese …
Com estas vantagens todas e não conseguimos sequer chegar aos calcanhares dos Holandeses?
SOMOS ASSIM TÃO BURROS!?
AONDE PARAM A MERDA DOS TANTOS MEGA-PORTUGO-GÉNIOS?
AFINAL …
PARECE-ME QUE NÃO PASSAM DE UMA CAMBADA DE MEGA CHICO-ESPERTOS E TRAFULHAS!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/atrasos_nas_centrais_de_biomassa_levam_governo_a_prolongar_incentivos.html

-) Afinal ainda existem incentivos para centrais a biomassa até 2016-2017, pressuponho que no artigo se refiram a tarifas bonificadas de electricidade para os produtores.
Acho no entanto que a totalidade daquelas centrais a biomassa referidas não são de cogeração ( CHP ), isto é, o calor produzido não é aproveitado, logo existe muito menor eficiência energética …
Isto faz algum sentido?

Para vergonha da cara dos nossos muitos mega-portugo-génios, ainda existem ( passe a redundância! ) mais “mais-valias” em implementar uma Central a Biomassa e Estufas no Alqueva …

-) A produção local de energia eléctrica é uma mais-valia porque assim se evitam as perdas ( custos! ) nas Linhas de Alta Tensão, principalmente quando se transporta electricidade a longas distâncias …
( Pois é, transportar electricidade também tem custos! )
Mas não sei se de alguma forma os “produtores locais” de energia eléctrica são recompensados por isso!

-) Finalmente, quero referir que a qualidade da água ( de rega ) nos sistemas super-intensivos é mesmo MUITO IMORTANTE, principalmente nos sistemas fechados e de recirculação da solução nutritiva utilizados pelos Holandeses.
A água dos aquíferos ( subsolo ) geralmente tem alguns problemas de salinidade ( EC ligeiramente alta ), e naqueles aquiferos sobreexplorados pode até inviabilizar os sistemas de recirculação da solução nutritiva.
A água das chuvas tem salinidade praticamente nula, mas infelizmente pequenas quantidades de águas paradas têm tendência a ficar rapidamente contaminadas com microorganismos.
O Alqueva tem ( salvo erro ) o maior lago artificial da Europa, como no essencial se tratam de águas das chuvas, a EC ( salinidade ) é muito baixa, além disso nestas condições também ficam bastante minorados os eventuais problemas de contaminação das águas por microorganismos.
O Alqueva tem uma água quase perfeita para a rega!

E prontas, com esta informação gratuita mas valiosa, acho que qualquer mega-portugo-génio está em condições de poder avançar com um Grande Projecto Verde de boa rentabilidade no Alqueva …
Com um Payback Period de 6 anos já seria bem bom!

DO QUE ESTÃO À ESPERA … ???
POIS É …
SÃO MUITO BONS MAS É AO COLO DO SISTEMA!
SÃO GÉNIOS MAS É COM OS DADOS VICIADOS!
A CONCORRER COM OS MELHORES EM IGUALDADE DE CIRCUNSTÂNCIAS NÃO PASSAM DE UNS PARASITAS ATADINHOS … !!!

CAMBADA DE TRAFULHAS …
A MIM NÃO CONSEGUEM MANDAR AREIA PARA OS OLHOS!
SOBRE AGRICULTURA E ( ARBITRAGENS ) FUTEBOL NÃO ME ENSINAM ABSOLUTAMENTE NADA!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário